Pedro Demo.
"É politicamente pobre o cidadão que somente reclama, mas não se organiza para reagir, não se associa para reivindicar, não se congrega para influir".
"Homem político é aquele que tem consciência histórica. Sabe dos problemas e busca soluções. Não aceita ser objeto. Ator, não expectador. Criativo, não produto. Distinguimos nas civilizações e nas culturas a marca do que o homem foi e é capaz de fazer".
"Cada vez fica mais claro que não é imaginável resolver a pobreza sem a participação do pobre. Com efeito, uma política que pretende reduzir a pobreza, mas que conserva o pobre apenas como objeto dessa política, pode até distribuir benefícios e minorar a fome, mas agrava a pobreza política, porque recria o esmoler, ou seja, aquele que troca a comida pelo cabresto".
"(...) Política social assistencialista distribui algumas migalhas materiais em troca da desmobilização política das massas e dos movimentos sociais. Dignidade concedida é indigna porque se paga com subserviência. Para o Estado essa desmobilização é fundamental como estratégia de legitimação. Para a população é a depredação persistente de sua cidadania". (com adaptações)
"Cada vez fica mais claro que não é imaginável resolver a pobreza sem a participação do pobre. Com efeito, uma política que pretende reduzir a pobreza, mas que conserva o pobre apenas como objeto dessa política, pode até distribuir benefícios e minorar a fome, mas agrava a pobreza política, porque recria o esmoler, ou seja, aquele que troca a comida pelo cabresto".
"(...) Política social assistencialista distribui algumas migalhas materiais em troca da desmobilização política das massas e dos movimentos sociais. Dignidade concedida é indigna porque se paga com subserviência. Para o Estado essa desmobilização é fundamental como estratégia de legitimação. Para a população é a depredação persistente de sua cidadania". (com adaptações)
Retirei do livro "Pobreza Política" de Pedro Demo alguns pensamentos deste que sem sombra de dúvidas é um mestre das boas condutas, das eficazes políticas sociais.
Leiam a obra deste grande mestre: http://pedrodemo.blogspot.com.br/p/livros-publicados.html

Nenhum comentário:
Postar um comentário